O Presidente do SECVGAF, Milton Melo, é destaque no Jornal O Povo

O Presidente do SECVGAF, Milton Melo, foi destaque na edição de hoje, 26 de abril, do  Jornal O Povo, com artigo sobre o acesso de deficientes físicos ao banho de mar, no Projeto intitulado Praia Acessível, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.
O seu Sindicato é comprometido com as causas e debates importantes para a cidadania. Queremos não só participar da sua vida, amigo trabalhador, mas garantir que outras pessoas como, por exemplo, seus irmãos, amigos e familiares, possam usufruir de todos os Direitos para uma vida plena e feliz!


SECVGAF: promovendo cidadania, fazendo a diferença! Confira íntegra do artigo abaixo ou clique aqui para acessar so site do Jornal O Povo. 

Banho de mar, mergulho de igualdade de direitos

Utilizando-se de ensinamento do pastor protestante, ativista político e pacifista estadunidense Martin Luther King Jr., segundo o qual “A injustiça em algum lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”, diríamos que as ideias de igualdade e justiça perpassam nossa existência nos mais diversos âmbitos da convivência social.

Daí desenvolvermos, ao longo dos anos, características que nos afirmam como cidadãos, detentores de direitos, garantidos por Lei. E cobramos, quando somos diretamente os beneficiários, a expressão da justiça em nossas vidas.

Fazemos parte da maioria das pessoas que não precisam exigir a garantia de alguns direitos básicos, como, por exemplo, locomoção. Grande parte dos brasileiros exerce o fundamental preceito tão bem apresentado em nossa Constituição.

No entanto, segundo dados do IBGE de 2010, cerca de 13,2 milhões de brasileiros têm dificuldade de “mover-se de um lugar para outro”. Alguns podem obtemperar: “Ora, mas eles são a minoria! As leis devem ser feitas e contemplar a maioria dos cidadãos”.

Assim, reverenciamos setores da sociedade que olham para a pessoa com algum tipo de deficiência, proclamando dispositivos de Inclusão, como a recentemente promulgada Lei nº 13.146, que cria ambiente acessível para o banho de mar. Falamos do novo Projeto chamado “Praia Acessível em Fortaleza”, parceria celebrada entre o Governo do Estado do Ceará e o Município.

Para nós que podemos, quando nos é desejado, aproveitar os benefícios (afetivos e terapêuticos) do banho de mar, o prazer, simples, fugaz, ganha contornos espetaculares, de renascimento. Para os que estão privados de plena locomoção, uma verdadeira bênção. Pois que germinem em cada coração o amor, a paz e a percepção de que não somos diferentes em nossos direitos!

Milton Melo
Administrador, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (SECVGAF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 11 =